Find Us On Facebook

Página inicial: Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Pela Barragem de Vilar, a apreciar os Passadiços do Távora - Recordando:Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dia Nacional do Motociclista celebrado por milhares em Coimbra

Milhares de motociclistas estiveram presentes em Coimbra para celebrar uma vez mais o Dia Nacional do Motociclista.


Este ano comemorou-se a 15ª edição do Dia Nacional do Motociclista. A FMP-Federação de Motociclismo de Portugal conjuntamente com o Mototurismo do Centro e com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, empenharam-se para que este dia uma vez mais decorresse da melhor maneira e quem esteve presente, pôde sentir o que é viver este dia tão especial para os motociclistas portugueses.

Uma vez mais foram lembrados todos aqueles que já não se encontram entre nós mas que todos os anos são lembrados e onde quer que estejam, estiveram seguramente na mente de quem não os esquece.

Com excelentes acessibilidades, devido à sua posição geográfica, Coimbra viu assim ser "invadida" por mais de 30.000 motociclistas, segundo as estimativas, enchendo por completo a Praça da Canção, onde é feita a "Queima das Fitas". Os espaços contíguos ao recinto, ficaram cheios de motos que já não couberam no local das celebrações, tornando assim esta edição, numa das maiores de sempre.

O Mototurismo do Centro preparou para a véspera, sobretudo para quem veio no dia anterior e também para toda a população, animação que contou com duas bandas e o fantástico espectáculo do "Carrossel-moto da GNR". No recinto foram ainda instalados bares e comes-e-bebes, bem concorridos, devido ao calor que se fez sentir.





Durante a tarde de Sábado, o Padre Zé Fernando com a sua natural boa disposição, mesmo com o problema de saúde que o afecta, foi distribuindo autógrafos com dedicatória aposta nos livros que foram distribuídos sobre a sua autobiografia.


O Domingo acordou soalheiro com excelente temperatura primaveril, a convidar a uma deslocação de moto a Coimbra. Bem cedo começaram a chegar ao recinto, motociclistas que de todos os cantos do país. Como sempre, é uma azáfama arrumar tanta moto, o que é feito com muito agrado pelos vários elementos que têm essa tarefa.




No palco ultimam-se os preparativos para as cerimónias.


Entretanto ia chegando a hora de dar início às cerimónias que começaram a partir da Igreja de Santa Cruz, na baixa de Coimbra. A procissão saiu da igreja na direcção da Praça da Canção, como sempre com a "Charanga a Cavalo da GNR" na frente seguida das bandeiras e estandartes dos motoclubes e grupos motards presentes em grande número. Os andores de São Rafael (padroeiro dos motociclistas) e da Rainha Santa Isabel (padroeira de Coimbra), acompanhados do Padre Anselmo de Coimbra, comporiam esta procissão, que foi acompanhada também pela muita população que se quis associar a estas celebrações.







Foi com emoção que se chegou ao recinto, repleto de motos e motociclistas, onde se iria dar continuidade às cerimónias e onde o Padre Zé Fernando, com o apoio também do Padre João Paulo e do Padre Carlos Melo, aguardavam a chegada da procissão.













Quis o destino e ainda bem que o Padre Zé Fernando estivesse em melhor forma, de modo a podermos contar com ele uma vez mais a dirigir estas celebrações. Foi com emoção e muita energia que conseguiu levar  todos os presentes a acompanhar as cerimónias de uma  forma  bem disposta, levando a reflectir sobre a vida e sobre a solidariedade que deve existir em cada um de nós, sempre que conduzimos as motos ou as nossas vidas.




Um dos pontos altos é naturalmente quando se lembram os amigos que já partiram. Este momento, acompanhado pela "Charanga a Cavalo da GNR" é algo único que uma vez mais foi vivido intensamente, com profunda reflexão e saudade dos que já partiram mas também um hino à vida.







As cerimónias terminaram com a bênção das motos e capacetes, antes da partida de um dia que ficará na memória de todos quantos o viveram.



As muitas imagens recolhidas que a seguir publicamos, procuram dar uma ideia de tudo o que se passou mas para quem nunca esteve presente, no próximo ano deve participar nas comemorações deste dia que é tão especial para nós motociclistas.

Enquanto membros da organização, a mais-que-tudo teve a dar apoio nos bares e eu nas cerimónias e na recolha dos retratos. Foi com muito gosto e orgulho que participámos em mais um Dia Nacional do Motociclista. Já lá vai longe o ano de 1999 quando em Mafra participámos pela primeira vez. Desde aí para cá temos procurado estar presentes em todas as edições.

É um dia em que também encontramos amigos que raras vez vemos, procurando matar saudades por vezes de uma forma rápida mas com grande satisfação. Para eles um grande abraço.

Ainda uma palavra de agradecimento à Ana Serralha do Mototurismo do Centro e à Arminda Valente do Moto Clube do Porto, pelo apoio na azáfama da recolha de imagens em fotos e vídeo.


Para o ano lá estaremos. Até lá boas curvas.

Álbum de fotos

Vídeo

Sem comentários:

Enviar um comentário