Find Us On Facebook

Página inicial: Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Pela Barragem de Vilar, a apreciar os Passadiços do Távora - Recordando:Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sábado, 2 de janeiro de 1988

O ano das grandes mudanças-1988

O ano de 1988 foi particularmente importante para nós, quer a nível pessoal, quer a nível do motociclismo na vertente do mototurismo.


Conhece-mo-nos em Março desse ano numa prova do Campeonato Nacional de Motocross. Eu estava no secretariado geral e a mais-que-tudo foi convidada para o secretariado dos pilotos, em circunstâncias que não vou aqui relatar mas que ajudaram a cimentar uma amizade que mais tarde daria em casório. 


Nos cerca de vinte anos seguintes estaríamos juntos na organização de muitas provas de motocross realizadas pelo nosso clube do coração, o GiCA e a participar noutras onde o clube se envolveu.

Campeonato do Mundo Motocross 125cc-Cortelha-1989

Campeonato da Eurpoa de Velocidade-Sintra-1989

O mototurismo em Portugal começava a organizar-se. A anterior federação, a FPM, pouco ou nada se interessava pelo mototurismo. Assim, não contentes com esta posição, vários motociclistas juntaram-se para formar um organismo que tutelasse esta vertente do motociclismo. É fundado o Moto Clube de Portugal. Com o aparecimento mais tarde de um movimento que fundou em 1990 a então FNM e actual FMP, desaparece o MCP, integrando-se na actual federação que acabou por ser fundada maioritariamente por clubes de mototurismo.

É também neste ano que é realizada a 1ª concentração de motos em Águeda, organizada pelo GiCA, integrada na prova do Campeonato do Mundo de Motocross 125cc, da qual era eu o responsável. Nesse ano também assumo a responsabilidade do encontro de motos antigas.

O Moto Clube de Faro organizava a sua 7ª concentração, tendo chegado quase aos 1.000 inscritos. Foi a primeira vez que lá fui com um colega, eu na minha BSA 350cc e ele na sua Cagiva Elefante 125cc. Apanhei uma insolação e acabei por não aproveitar bem a concentração mas ficou o espírito e a vontade de voltar novamente, o que aconteceu já por diversas vezes. Para mim é a mãe de todas, não pela sua dimensão mas pela organização, ambiente e principalmente o espírito que se interioriza. Ao fim destes anos todos sempre que lá vou vivo a concentração como se fosse em 1988.

Concentração do Moto Clube de Faro-1988

A nossa relação ia ficando cada vez mais ligada às motos e ao mototurismo. As concentrações do Elmo d'Aço de São João da Madeira, Moto Clube de Braga e Moto Clube de Lisboa (Bombarral), ficaram na memória.

Concentração Moto Clube Elmo d'Aço-1988

Concentração Moto Clube de Braga-1988

Concentração Moto Clube de Lisboa (Bombarral)-1988

A partir deste ano nada foi como antes. Definitivamente tínhamo-nos casado com as motos!

Publicado em 09/11/2010

2 comentários:

  1. estou a ler estas palvras e a recordar esses tempos BELOS TEMPOS eu alinhei contigo varias veses, umas vezes na minha BSA e depois com a minha vespa
    sou de s. joao da madeira o Abel Rodrigues-- moto clube Elmo D,aço e moto clube de Albergaria lembraste?

    ResponderEliminar
  2. Bons velhos tempos Abel.

    Lembro-me perfeitamente de ti e dos bons momentos que partilhámos juntos, nos vários encontros e convívios daquela época, também com a minha BSA que continua bem viva cá em casa.

    Somos amigos no Facebook (António M. Costa)

    Temos de nos encontrar um dia destes, para matar saudades. ;)

    Grande abraço

    ResponderEliminar