A FNM-Comissão de Mototurismo organizou no passado dia 23 de Abril a 10ª edição do Dia Nacional do Motociclista. Esta Federação realiza dois eventos sendo ambos da responsabilidade da Comissão de Mototurismo, precisamente o ‘Dia do Motociclista’ e moto-rali ‘Portugal de Lés-a-Lés’; evento este cujas incsrições estão já abertas no nosso sítio da net.
As celebrações do ‘Dia do Motociclista’ realizaram-se este ano em Sagres tendo a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Diocese do Algarve apoiado a iniciativa, que contou igualmente com o apoio dos moto clubes locais, o Moto Clube de Aljezur, o Moto Clube de Lagos e o Moto Clube Corvos de S. Vicente.
Apesar das longas distâncias que em alguns casos tiveram de percorrer, marcaram presença nas celebrações clube e grupos motards de todo o país assim como motociclistas individuais.
As celebrações começaram com uma procissão (desde a igreja da Fortaleza de Sagres até ao recinto das celebrações) dos andores de S. Rafael (Padroeiro dos Motociclstas) e S. Vicente (Padroeiro dos Pescadores e da Vila de Sagres). A procissão teve ainda a participação da ‘Charanga a Cavalo da GNR’ e de diversos estandartes e bandeiras de moto clube e grupos motards.
A missa solene decorreu no enorme parque de estacionamento em frente da Fortaleza de Sagres, onde foi montado um altar para cujas atenções se viraram os cerca de vinte mil motociclistas presentes. O ponto mais emocionante das celebrações religiosas aconteceu quando a ‘Charanga da GNR’ deu o toque de sentido em memória dos motociclistas que já nos deixaram, a que se seguiu o toque de silêncio e depois o de alvorada. A terminar este momento de grande emoção ligaram-se durante um minuto os milhares de motores de motos presentes no recinto das celebrações; foram momentos vividos por todos os presentes com grande emoção.
Seguiu-se a bênção de bandeiras, estandartes, motos e capacetes, ritual com que habitualmente é encerrada a missa solene do Dia do Motociclista.
Sem comentários:
Enviar um comentário