Find Us On Facebook

Página inicial: Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Pela Barragem de Vilar, a apreciar os Passadiços do Távora - Recordando:Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Moto-rali dos Moto Galos de Barcelos, no melhor do Alto Minho

Coura, sem paredes



Expectativas cumpridas! Os Moto Galos de Barcelos ofereceram um grande fim de semana mototurístico aos 54 participantes oriundos de 5 motoclubes do Minho ao Algarve que, em 34 motos, percorreram as mais deliciosas estradecas do concelho de Paredes de Coura na 17ª edição do seu Moto-rali, desta vez pontuável para o 22º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP.

Para quem escreve esta linhas, Paredes de Coura oferece as melhores paisagens do Alto Minho, pelo seu bem conseguido esforço de conservação dos carvalhais que envolvem a vila e suas linhas de água. Uma paisagem de qualidade já difícil de encontrar em Portugal. E fica assim logo meio caminho andado para o sucesso de qualquer evento turístico que por aqui se desenrole.

E a divertida e imaginativa equipa barcelense aprimorou-se, dando pinceladas e retoques de bom gosto ao longo de muitas e intensas horas, conseguindo até variar bastante a envolvência.

É que não nos limitamos a rolar desenfiados pela frescura de soutos e carvalhais, pontes romanas e margens do Coura. Recriamos momentos do badalado festival rock de Paredes de Coura (os Xutos que se ponham a pau com estes novos talentos) e embrenhamo-nos num mundo de milhões de peças Lego. Sim, leram bem. Voltamos a repetir: milhões de peças Lego. Em Paredes de Coura existe um polo de aficionados deste que é talvez o melhor brinquedo do mundo. E onde a imaginação não tem 
limites.

E ainda tivemos de sentir o espírito dos peregrinos de Santiago de Compostela, guerrear nas águas courenses, jogar o rebuscado e tradicional chavelho, conhecer a Casa Grande de Romarigães que tanto inspirou Aquilino Ribeiro, subir aos miradouros de Santa Rita, Santo Estevão e Senhora da Pena e até conhecer fábricas onde se produzem marcas de renome como a Fly London.

Sempre de barriga cheia – que no Minho não se brinca com tão sensível aspecto – de rojões, javali e outras carnes, até o pequeno-almoço dominical foi de truz, em ambiente de casa senhorial, antecedendo a visita ao modernaço Museu Regional de Paredes de Coura. Num evento marcado pela desconcertante informalidade e amizade do presidente de câmara Vítor Paulo Pereira a abrir, e terminado com as sinceras palavras de hospitalidade do seu vice Tiago Cunha, num dos locais mais bonitos de entrega de prémios da história dos moto-ralis turísticos – os lagos da Casa de Xisto – o ambiente foi sempre intimista, com dormidas em Turismo Rural, concerto ao jantar e quase namoro com as motos no sobe e desce dos trilhos circundantes à Paisagem Protegida do Corno do Bico. Esta pequena montanha continua enorme em biodiversidade, conseguindo ainda ter a cadeia alimentar completa, do minúsculo insecto ao lobo ibérico.
Que assim se mantenha!

Paredes de Coura é um excelente habitat natural do mototurismo e deixa-nos uma vontade gigante de regressar!

Já passando à brincadeira mototurística, no final de tanta pergunta, jogo e surpresa dos menos de 100 km do percurso, Vítor Olivença, do MC Albufeira, conseguiu a segunda “vitória” da época, levando assim mais 25 pontos para o seu pecúlio e tornando-se já vencedor virtual deste 22º Troféu 2018 quando ainda faltam duas boas passeatas. Precisamente a de Albufeira, a 6 e 7 de Outubro e a dos Conquistadores de Guimarães, a 3 e 4 de Novembro.

No pódio, César Serpa e os “Ocidentes” Sérgio Sabino e Sandra Jacinto, também ficaram muito bem na fotografia.

Quem quiser alinhar no próximo moto-rali “Loulé, o Interior do Triângulo Dourado”, um evento que promete, do MC Albufeira, contacte o mca.motorali@gmail.com ou 916 719 297

Fonte: FMP

Pelos segredos de Paredes de Coura

O Tim Olivença é o mais regular de 2018

Rio Coura sempre presente neste MR

Peregrinar no MR de Barcelos

Casa Grande de Romarigães

O difícil jogo do chavelho

Milhões de peças Lego

Na Cividade de Cossourado

Os sortudos com os Vouchers BMW

Só não vale tirar olhos

Pequeno almoço à maneira

Os mais certinhos do MR Barcelos 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário