Find Us On Facebook

Página inicial: 26º Portugal de Lés-a-Lés: Aí está um Lés-a-Lés à moda antiga! - 26º Portugal de Lés-a-Lés: Covilhã será ponto alto da aventura - Recordando: Eskimós com muita neve para gente rija - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 16 de julho de 2018

TODOS A FARO


Em Faro MOTOS significam, festa, alegria, liberdade, respeito, fraternidade. Coisas simples, que não fazem manchetes em jornais e televisões, sempre focalizadas na desgraça e no que de negativo assola a sociedade; como tivemos oportunidade de constatar pela maneira como no dia 12 uma jornalista da SIC se esforçou por conduzir uma entrevista ao presidente do Moto Clube de Faro, Zé Amaro (boa, Zé), a propósito da recente e mediática acção policial focalizada em determinado sector do mundo das motos.

O mundo dos clubes MC (Hells Angels, Los Bandidos, etc.) é no universo das motos um mundo “à parte”, de cariz e ramificações internacionais e com princípios existenciais muito próprios. Nada tem a ver com esses princípios a génese e a própria essência do Moto Clube de Faro e dos moto clubes e grupos motards que desde a década de 80 criaram no nosso país um grande e dinâmico movimento associativo,.. E os clubes e grupos MC fazem mesmo muita questão de se diferenciarem e realçarem essas diferenças. Com base no respeito mútuo há lugar para todos... Espera-se que tanto no meio jornalístico como na opinião pública se perceba isto, que se perceba que quando se fala do Moto Clube de Faro está-se a falar de uma entidade com o “estatuto de utilidade pública” dado pela administração publica nacional.

A Concentração de Faro é o maior e mais antigo evento nacional de motociclismo; é também o nosso evento mais conhecido internacionalmente e aquele que de uma forma consistente mais motociclistas tem trazido a visitar o nosso país, que mais tem promovido o Algarve e projectado o motociclismo português. Fruto desse trabalho, o Moto Clube de Faro já recebeu diversos diplomas e medalhas de reconhecimento de mérito vindos dos mais diversos quadrantes sociais, inclusive , do próprio Estado. São 37 anos de trabalho de uma equipa de sucesso; trabalho e sucesso que tenho a felicidade de acompanhar e testemunhar desde há precisamente 37 anos.

O Moto Clube de Faro e a Concentração de Faro sempre foram as principais fontes de inspiração que deram origem ao fenómeno do associativismo, à criação de clubes de motociclistas por todo o país e à realização de concentrações até nos locais mais remotos. Os membros do Moto Clube de Faro foram os primeiros motociclistas portugueses a usar um “pano” nas costas. Também não é por acaso que as nossas concentrações decorrem praticamente todas dentro dos mesmos moldes . Salvas as devidas proporções, são organizadas à imagem de como o Moto Clube de Faro sempre organizou a sua.

Quando daqui a cem anos se escrever a história do motociclismo nacional, certamente que haverá um capítulo inteiramente dedicado ao Moto Clube de Faro, por tudo o que representou e representa para o motociclismo nacional. Posto isto, ir à Concentração de Faro é quase um “must” para quem gosta de motos, porque ali encontram-se motos que não se vêem em mais lado nenhum, gente das mais diversas origens e um ambiente onde se encontra o verdadeiro “espírito motociclista” e tudo o que isso significa em termos de cultura motociclista. 

Mas são essas coisas positivas, que encontramos no Moto Clube de Faro e na sua Concentração, que fazem a história das MOTOS, dos MOTOCICLISTAS e, enfim, do que é o nosso MOTOCICLISMO.
É tudo isto que precisamos de demonstrar/realçar/defender com a nossa presença na Concentração de Faro. O Moto Clube de Faro precisa de todos nós e nós que tanto devemos ao Moto Clube de Faro, em termos de cultura motociclista, precisamos de apoiar com a nossa presença a preservação da nossa maior festa das motos. Por isso, de 19 a 22 deste mês, TODOS A FARO .

FMP/Comissão de Mototurismo
Tomanel

Sem comentários:

Enviar um comentário