Find Us On Facebook

Página inicial: Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Pela Barragem de Vilar, a apreciar os Passadiços do Távora - Recordando:Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Do Monte Branco às Dolomitas, apreciando os Alpes-1


Voltámos aos Alpes para mais uma viagem de moto que nos levou do Monte Branco em França às Dolomitas na Itália. Extraordinário percurso de alta montanha que vamos descrever em várias partes. Juntem-se a nós e apreciem!

No passado dia 13 de Agosto estávamos de novo na estrada para mais uma viagem pelas estradas do velho continente. Algo que nos dá imenso prazer de fazer, viajar de moto!

Esta viagem há algum tempo planeada para comemorar os nossos vinte cinco anos de casados, recriando um pouco o que fizemos em 1990 acabou por ser adiada mas por uma boa causa. A chegada da Crosstourer.
Agora sim estavam reunidas todas as condições e lá fomos os três!

Como sempre acontece, a expectativa natural da viagem parece fazer atrasar o relógio. Bem cedo já estávamos a caminho do país vizinho. Também como sempre e porque é raro encontrar café bem tirado como por cá, impunha-se a paragem em Vilar Formoso.


Como também acontece habitualmente, a travessia do "deserto espanhol" não tem muito para contar. Aqui e ali gente que parte e regressa a Portugal e pouco mais.

A chegada a França foi um pouco intimidatória mas compreensível. A fronteira, devido aos atentados, estava repleta de soldados bem armados.

O camping "La Bergerie" próximo de Tarbes, foi uma boa escolha.

O cansaço era algum e a minha disposição também não era a melhor depois da noite anterior mal dormida. Mas o encontro com o simpático casal de motociclistas franceses de Aurilac e depois do convite para degustar um bom vinho branco francês com saboroso paio, a "moral das tropas" ficou logo em alta!!

Grande abraço ao André e sua esposa!




O segundo dia de ligação à entrada pelos Altos Alpes Franceses, levou-nos até La Mure, na região do Ródano-Alpes.

Um dia marcado por auto-estradas entupidas de enlatados pouco despachados e muita gente nas áreas de serviço mas lá se chegou ao parque de campismo previsto "Au Pré du Lac", precisamente junto a um fabuloso lago em Pétichet. Que bem se esteve!






A troca das malas revelou-se uma excelente opção. Gastamos agora muito menos tempo a tirar as "tralhas" da moto e a voltar a colocá-las. Bem cedo já estávamos a tomar o pequeno-almoço e a seguir viagem.  

Depois da pouca história dos dias de ligação, começámos a explorar os alpes a caminho de Chamonix, junto ao Monte Branco.

O Col de Ornon foi o primeiro de uns quantos Col´s, Pass´s e Passos que fizemos. As paisagens tornavam-se cada vez mais deslumbrantes, à medida que nos embrenhávamos na montanha. Muitos foram os motociclistas e ciclistas que começaram a cruzar-se connosco.

Por lá tinha passado a volta à França, há algum tempo atrás entre La Mure e Saint-Jean-de-Maurienne com passagem no alto da Croix de Fer (2.067mt)  e nós depois de ver na tv, também quisemos apreciar ao vivo e a cores. Pelo meio um belo passeio de automóveis antigos. Que espectacular entrada!










Nas incursões pela alta montanha o tempo voa e os quilómetros por vezes pouco percorridos. Tínhamos planeado passar novamente pelo Galibier desta vez de moto mas lá teve de ficar para outra oportunidade. Foi a melhor opção.

Depois do substancial almoço volante, sempre acompanhado da boa pinga francesa (pouca), estávamos a caminho do destino para este dia, bem junto à montanha mais alta da Europa.

Entrámos na bonita região da Savoie até à Haute-Savoie. As paisagens sempre verdejantes com as suas belas casas de madeira floridas prendiam-nos a estes magníficos espaços e cenários mas tínhamos de continuar. Por lá nos tínhamos perdido em 1990. Albertville, Megéve e Saint-Gervais-les-Bains, entre outras magníficas vilas e aldeias, obrigam-nos a voltar!

Começámos a avistar o Monte Branco e a sua imponência!







Chegados a Chamonix foi tempo de procurar o camping escolhido. "Les Deux Glaciers" encontra-se muito bem posicionado no sopé do Monte Branco, de onde se tem uma vista privilegiada sobre os dois glaciares que lhe dão o nome e os pontos bem altos que passam os 4.800 metros. Um parque muito simpático e acolhedor!

Uma passeata pedestre após o jantar pela aldeia, encerrou da melhor maneira este dia bem preenchido!






Como já conhecemos Chamonix, optámos por dar uma volta pela região, neste quarto dia, antes de  continuarmos pela Suíça. Começámos pela vila típica de  Morzine até à estância de ski Avoriaz, aos 1.820 metros.

As belas e majestosas paisagens continuaram a deslumbrar-nos, a par das boas e curvilíneas estradas de montanha!








Mais um agradável almoço volante junto a um rio que corria rápido, curiosamente chamado Vhouga, na La Vallée d'Aulps. Um bonito desfiladeiro, para apreciar calmamente!



O passeio deste dia incluía a passagem junto ao lago Léman até Genéve. Enquanto fomos apreciando o lago, passámos por interessantes vilas como Évian-les-Bains.






Como também já tínhamos passado em Genéve e a hora ia adiantada, fizemos uma paragem breve e regressámos. É uma cidade muito interessante para se visitar e apreciar o lago, naturalmente com tempo. Sendo o objectivo principal da viagem apreciar sobretudo os Alpes, deixámos as visitas para outra altura.

Um belo e saboroso fondue de queijo com vista para o Monte Branco, encerrou mais um fantástico dia a passear de moto!



Enquanto não vem a segunda parte, apreciem os interessantes retratos que fomos fazendo!

Continua...

Mais fotos...


Do Monte Branco às Dolomitas, apreciando os Alpes-2

Do Monte Branco às Dolomitas, apreciando os Alpes-3

Do Monte Branco às Dolomitas, apreciando os Alpes-4

4 comentários:

  1. Ate eu viagei agora um pouco, muito obrigado, vou ter de fazer uma viagem destas um dia..... Continuem sempre com esse espirito.... Cumprimentos Mario Pereira

    ResponderEliminar
  2. Ate eu viagei agora um pouco, muito obrigado, vou ter de fazer uma viagem destas um dia..... Continuem sempre com esse espirito.... Cumprimentos Mario Pereira

    ResponderEliminar
  3. Ate eu viagei agora um pouco, muito obrigado, vou ter de fazer uma viagem destas um dia..... Continuem sempre com esse espirito.... Cumprimentos Mario Pereira

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Mário pelo comentário.
    Como alguém diria "Ir é o melhor remédio!"
    Boas curvas
    Abraço
    António Costa

    ResponderEliminar