Find Us On Facebook

Página inicial: 26º Portugal de Lés-a-Lés: Aí está um Lés-a-Lés à moda antiga! - 26º Portugal de Lés-a-Lés: Covilhã será ponto alto da aventura - Recordando: Eskimós com muita neve para gente rija - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Mototurismo de natureza, pelos encantos do Gerês

Moto Galos proporcionam fantástico fim-de-semana mototurístico, por Terras de Bouro.


A 4ª jornada do 20º Troféu Nacional de Moto-ralisTurísticos BMW/Dunlop da FMP-2016, organizada pelos já muito experientes Moto Galos de Barcelos, levou nos passados dias 24 e 25 de Setembro, animada e concorrida caravana a desfrutar das belezas naturais do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Na véspera do início dos moto-ralis, muitos são os mototuristas que aproveitam para confraternizar durante o jantar de boas-vindas, tornando desta forma o fim-de-semana mototurístico, ainda mais admirável. Foi o que aconteceu uma vez mais, depois de instalados na simpática unidade hoteleira na vila do Gerês.

Com substancial aumento de participantes este ano, era grande a expectativa dos cerca de 80 participantes oriundos de todo o país em 48 motos, do que iriam encontrar durante os cerca de 170 quilómetros, pela bela região proposta pelos Moto Galos.

Junto à Câmara Municipal de Terras de Bouro que apoiou o moto-rali, deu-se início ao passeio, com condições climatéricas ideais, antevendo a boa jornada que se viveu. A aldeia de Fiscal, Amares, terra natal do bem conhecido António Variações, foi local de paragem para conhecer melhor a história deste carismático cantor e participar no desafio proposto. Vários foram os objectos alusivos à sua vida pessoal e artística que cada um trouxe de casa, com destaque para um disco em vinil, em jeito singelo de homenagem, junto ao seu memorial.



As interessantes passagens pelas Termas de Caldelas, aldeia de Ventoselo e Rio Caldo, com os habituais e saborosos rojões no bonito parque em Santa Isabel do Monte e o tradicional jogo da malha, até ao Santuário de São Bento da Porta Aberta admirando a fabulosa albufeira da barragem da Caniçada, por pitoresco percurso acompanhado de belas paisagens, compuseram este primeiro sector.






Depois do substancial almoço, o trajecto proposto era para ser mais leve e relaxante. Agora mais embrenhados nas belezas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a sempre animada caravana seguiu para a visita ao Miradouro do Bom Jesus das Mós, depois do controle junto às Águas do Fastio e mais um jogo. Deste espectacular miradouro fundado em 1912, pôde-se vislumbrar e apreciar as belas paisagens, onde sobressaem as típicas aldeias que tão bem caracterizam esta região.



O Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas foi a visita seguinte, junto do qual no passado mês de Julho, o Moto Clube Serra do Gerês, parceiro na organização do moto-rali, organizou o seu encontro anual de motociclistas. Um grande convívio neste fantástico cenário que agora voltou a ter a visita dos mototuristas que ficaram maravilhados com a riqueza histórica e cultural do museu, bem como sensibilizados para o drama da população, quando a sua aldeia ficou submersa pelas águas da barragem construída em 1972. No mesmo local também se pôde visitar a exposição sobre a Via Romana, que iria ser percorrida de seguida.





A Mata de Albergaria com o seu espectacular percurso fora de estrada, junto à albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas, por vestígios romanos e importante reserva botânica, até à casa florestal da Portela de Leonte, compuseram a parte final da primeira etapa. Que maravilha!!




Antes do regresso ao hotel, foi degustado um bom lanche e mais um jogo, por sinal bem difícil, pois pelos vistos só uma equipa acertou no buraco. Estão a faltar aos treinos!

Durante o jantar muito bem servido e como sempre muito animado, foram conhecidos os mais regulares deste primeiro dia, a que se seguiu a animação nocturna no bar das piscinas. Noite muito agradável com a bênção de São Pedro que poupou os mototuristas durante os trajectos diurnos.


A segunda etapa começou da melhor maneira, com excelente percurso pelo alto da serra a caminho da aldeia de Campo do Gerês. Lá bem em cima, a paisagem é arrebatadora sobre a albufeira da Caniçada.


Chegados à típica e bem preservada aldeia, foi tempo de visita a uma exposição privada de pintura, responder a mais umas questões e tomar o café matinal no simpático bar de um francês que se apaixonou pela aldeia e por cá está todos os anos nos meses de verão.



A caravana seguiu depois para a aldeia de Santo António de Mixões da Serra. Junto à erguida igreja em agradecimento a Santo António pela protecção aos animais, decorre todos os anos uma concorrida romaria que é única no país, durante a qual é pedida a Benção dos Animais. Após o sempre divertido jogo da roda, estava-se de novo na estrada com passagem pela simpática aldeia de Germil, observando o Fojo do Lobo até à Central Hidroeléctrica do Alto Lindoso, bem próximo de Espanha, no município de Ponte da Barca, onde terminou este excelente passeio mototurístico.




Depois da caravana percorrer o túnel de acesso à central com cerca de dois quilómetros e visita a esta grande obra da engenharia, foi tirado o “retrato de família”, a cerca de 340 metros de profundidade, marcando de forma original o final desta interessante jornada, pela admirável região do Gerês!



No centro de Ponte da Barca, durante o almoço, foram sorteados pelas equipas que participaram em todas as actividades do moto-rali, os vouchers oferecidos pelo patrocinador BMW.


Por fim, depois dos agradecimentos aos presentes e entidades que apoiaram esta quarta jornada do 20º Troféu de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP, ficaram a conhecer-se os mais regulares que compuseram o “pódio”, desta vez totalmente composto por equipas da “casa”. Em terceiro lugar ficaram o José Pontes e a Fernanda Coutada, seguidos pelo Alberto Agra e a Belmira Lopes na segunda posição. O Luís Palma e a Fernanda Farinha foram os vencedores do moto-rali. Todos receberam bonitas peças de artesanato representativas da região, oferecidas pela Câmara Municipal de Terras de Bouro.


Estão de parabéns uma vez mais os Moto Galos, pela forma como organizaram esta excelente passeata mototurística uma vez mais fora da sua “zona de conforto”, por tão interessante região do nosso país, obrigando naturalmente a um esforço adicional, sempre de louvar! 

O Góis Moto Clube informou que por razões alheios à sua vontade, teve de anular por este ano o seu moto-rali. Assim o troféu segue para a última jornada que será organizada como habitualmente pelos carismáticos Conquistadores de Guimarães, nos próximos dias 05 e 06 de Novembro.




Sem comentários:

Enviar um comentário