Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mimosas, o prenúncio da Primavera

Por esta altura do ano florescem as Mimosas e nós fomos apreciá-las.


Mais conhecida por Mimosa, a "Acácia dealbata" é uma espécie nativa da Austrália, de fácil propagação, que se desenvolve rapidamente a seguir aos incêndios.


Sendo para muitos uma praga, a verdade é que depois de florescidas, dão um toque especial às paisagens, anunciando a chegada da Primavera.

Uma vez mais fomos apreciar esta dádiva da natureza, que por estas bandas abunda, não faltando opções de trajectos para nos deliciarmos com belas imagens que se podem ir captando. Foi o que a "pendura" foi fazendo "lá atrás".

Saímos os três de Águeda após o almoço deste Domingo passado, começando desta vez pela margem sul do rio Águeda na direcção do parque do Souto do Rio.






A próxima paragem seria a ponte sobre o rio Águeda, na Redonda, passando por Candam e Alvarim.



Seguimos na direcção de Bolfiar, Castanheira do Vouga, passando por Cambra até Casal do Préstimo. Ao longo das margens do rio e das estradas, somos acompanhados por paisagens de inverno, salpicadas do amarelo das Mimosas. Um contraste que marca visualmente a grande distância a presença desta árvore.




Um dos "santuários" onde a presença das Mimosas se nota mais é na Praia Fluvial do Alfusqueiro, que fica na estrada que liga À-dos-Ferreiros a Macieira de Alcoba. Aqui tive uma surpresa. A máquina fotográfica mandou-me carregar a bateria. E assim as fotos seguintes só mesmo na imaginação.


A passeata seguiu ainda por Pessegueiro do Vouga até à ponte sobre o rio Vouga, em Sernada do Vouga.

O bonito trajecto que é feito junto ao Vouga, nesta altura do ano, ganha ainda mais beleza com as Mimosas que de uma e outra margem, demarcam ainda mais o serpentear da estrada, que visto de cima, com certeza  proporcionará um efeito interessante.

E assim foi mais uma passeata domingueira, bem passada por estas bandas. 

Sugestão

Quem estiver a pensar apreciar as Mimosas por aqui perto e podem fazê-lo ainda no próximo fim-de-semana, enquanto estão floridas, dou a seguinte sugestão de trajecto:

Início na ponte sobre o Vouga, em Sernada do Vouga, seguir na direcção de Carvoeiro. Depois na direcção de Pessegueiro do Vouga, pela N16, junto ao rio Vouga. A seguir à ponte sobre o Vouga, direcção Talhadas. Chegando a Talhadas, já na direcção de Águeda, em A-dos-Ferreiros, virar à esquerda para Macieira de Alcoba e visitar a Praia Fluvial do Alfusqueiro. Voltar novamente na direcção de A-dos-Ferreiros e a cerca de 1,5km,  virar para Cambra e Castanheira do Vouga. Antes de Cambra em Casal do Préstimo, podem almoçar no "O Campestre do Alfusqueiro". Segue-se até à estrada que liga o Caramulo a Águeda, passando por Castanheira do Vouga. Antes de chegar a Águeda, uma última paragem na ponte sobre o rio Águeda em Bolfiar e bom passeio.

2 comentários: