Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Passeio de Outono à Serra da Estrela

Todos os anos por esta altura, fazemos uma passeata pela Serra da Estrela, aproveitando para trazer saborosos produtos regionais. 


Já há algum tempo que não viajávamos os três a solo e o apelo da montanha era muito pelo que no Domingo passado lá fomos até à Serra da Estrela. A chuva acabou por condicionar um pouco este pequeno passeio mas ainda assim foi possível dar uma voltinha muito agradável pela serra.

Como os dias são pequenos nesta altura do ano, à que levantar cedo. O nascer do sol é algo que não se pode perder. A vista é de casa para a serra do Caramulo.


Não perdemos tempo e depois de uma breve paragem para abastecimento em Santa Comba Dão, seguimos para o alto da serra a partir de Seia a caminho das Penhas Douradas. Avistámos alguns rebanhos que contribuem para o bom queijo da serra. A pendura com os seus dotes de fotografa de serviço, vai lá atrás a registar o que vamos observando pelo caminho.



Já no alto fomos até ao Vale do Rossim, local que vai receber a 4ª edição dos Eskimós, lá para os dias 19, 20 e 21 de Fevereiro do próximo ano. Nós também por lá estaremos.



A Serra da Estrela tem muito para oferecer.


Seguimos na direcção de Manteigas, por uma estrada mais directa ao Vale Glaciar. Junto ao viveiro das trutas, o rio Zêzere ia com bom caudal, devido ao degelo da neve que caiu há uns dias e que cobriu a serra.





A subida do Vale Glaciar é um trajecto que fazemos a baixa velocidade, apreciando as bonitas paisagens que proporciona.





O Covão d'Ametade é um local de paragem obrigatória, com boas memórias para os motociclistas que por lá passaram, nos Lobos da Neve e mais recentemente nos Eskimós. A entrada estava muito degradada mas não entendemos muito bem porquê, vai ter mesmo que entrar em obras. A chuva logo que chegámos começou a cair e lá tivemos de vestir os impermeáveis. Acabou por ser uma paragem breve, a fominha também já falava mais alto. 




Registámos a custo a pouca neve que ainda resistia antes de seguir para o almoço. Um momento curioso e muito agrdável foi, sem que estivesse combinado, encontrar um amigo que também tinha ido até à serra mas pelo monte. O vento e a chuva só deu mesmo para nos cumprimentarmos e seguir viagem


O restaurante onde normalmente almoçamos no Sabugueiro é o "Abrigo da Montanha" onde tem um saboroso "Arroz de Carqueja", por fim o "Requeijão com Doce de Abóbora" como sobremesa. As doses são bem servidas, pelo que acaba por ficar económico, como foi o caso.




Antes do regresso a casa, levámos alguns produtos regionais, comprados também no Sabugueiro.


Este passeio encerra para nós este ano mototuristico. Foi um ano muito preenchido, com passeios, viagens, participação nas mais diversas actividades do nosso clube, o Mototurismo do Centro.
O natural corte nos custos que a vida nos impõe actualmente, vai condicionar um pouco a actividade mas vamos procurar aproveitar para viajar de moto sempre que possível e trazer a este espaço o que de melhor as motos nos proporcionam. Bons momentos de liberdade, convívio e amizade.

Iremos continuar a publicar os muitos artigos sobre o no passado ligado às motos.

Aproveitamos para desejar a todos um Bom Natal e um excelente Ano de 2011.

Grande abraço e boas curvas.

2 comentários:

  1. Olá :)
    O Blogue dos Manteigas passou por aqui ;)
    Parabéns pelas fotos :)
    Um abraço,
    http://obloguedosmanteigas.com/
    Manteigas no Facebook - http://www.facebook.com/pages/Manteigas/176644615685781?v=wall

    ResponderEliminar
  2. Obrigado
    Gostamos muito da Serra da Estrela.
    Em breve lá voltaremos para a concentração dos Eskimós, em Fevereiro do próximo ano, no Vale do Rossim.
    Abraço

    ResponderEliminar