Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sábado, 26 de dezembro de 2009

Por Arraiolos, São Mamede e Estrela

Já há muitos anos que terminamos o ano a viajar e este ano não foi excepção, apenas não foi no último dia do ano, pois estava destinado à grande festa que foi a Passagem de Ano no MTC.



No fim-de-semana que antecedeu o final de 2009, estava tudo preparado para fazermos este passeio até Arraiolos, seguir para a Serra de São Mamede e depois passar pela Serra da Estrela naturalmente de moto, quando uma teimosa constipação não quis deixar a pendura e lá tivemos de seguir não de PAN mas de BM em forma de lata.



Eram 9h00 em ponto quando nos fizemos à estrada rumo a Coimbra, Condeixa-a-Nova, Ansião, Sertão e Vila de Rei onde como se sabe se situa o Centro Geodésico de Portugal. Estava um vento glaciar que mal deixou registar a breve visita, de onde se tem uma fantástica vista panorâmica.



Depois de um cafezinho na simpática Vila de Rei, retomámos a viagem em direcção a Abrantes, Barragem de Montargil e Mora para almoço. No restaurante "O António" comemos um excelente Arroz de Lebre, com Ovinhos de Codorniz de entrada.


Como sobremesa aguardava-nos dois excelentes momentos em Brotas. Esta simpática vila alentejana acolhe todos os anos a sua concentração através do Moto Clube local e reúne muitos motociclistas que de todos os pontos do país vivem um fim-de-semana à boa maneira alentejana, onde o saber receber é o mais importante.


A primeira seria a visita à Torre das Águias, construída no século XVI, um solar fortificado do tipo gótico-manuelino, infelizmente em avançado estado de degradação e que em 2008 provocou algumas dores de cabeça aos participantes do Lés-a-Lés, não só para lá chegar, como para atravessar a ribeira a vau, pois o São Pedro nem o alentejo poupou de umas boas chuvadas, que por aqueles dias caíram. A muita areia solta antevia um possível "atascanso" mas lá se passou.



A seguir veio o segundo momento com a visita à sede do Moto Clube de Brotas na companhia do amigo Mira, que nos levou, de volta dumas "fresquinhas" e dois dedos de conversa desta vez com mais tempo, a saber mais sobre este clube que tem levado o nome da sua terra aos quatros cantos do nosso país, bem testemunhado pelo espólio de prémios e lembranças que o clube orgulhosamente guarda neste excelente espaço que é o edifício da sede.





A conversa é como as cerejas e fazia-se horas de seguirmos para Arraiolos. Despedimo-nos do amigo Mira até breve e chegámos a Arraiolos por volta das cinco da tarde, ainda a tempo de ver a vila banhada por um esplendoroso sol de Inverno. Não perdemos tempo e fomos calcorreando as ruas, procurando alguns motivos de interesse, tais como a Fonte da Pedra, O Castelo, de onde se tem uma espectacular vista sobre a vila e a região.





Era tempo de procurar o "ninho" previamente marcado, exactamente é esse o nome da casa de turismo rural "Casa O Ninho", situada em pleno centro histórico. Uma casa com cerca de 100 anos, muito bem preservada, com muita história e que agora acolhe os turistas em ambiente familiar. Ficámos mesmo muito bem instalados no quarto real, que era a sala de jantar.




Depois de instalados fomos conhecer Arraiolos e os seus célebres tapetes, apreciando as suas estreitas e típicas ruas, aproveitando para fazer uma paragem para "abastecimento" no "Arroz Doce" e claro está provar a iguaria da casa com o mesmo nome que estava uma delícia, hum... Um por do sol a perder de vista na planície encerrou esta tarde, dando as boas-vindas ao encanto da noite alentejana.







O jantar adivinhava-se caprichado, pelo que fomos à procura de um restaurante que nos deleitasse com a boa gastronomia alentejana e assim foi. O restaurante "O Pelourinho" foi o escolhido. Da ementa constou Sopa de Cação, Migas de Espargos c/ Plumas de Porco Preto, bem regada com o tinto "Monte das Ânforas" de 2004. A encerrar da melhor maneira as carismáticas Sericaia e Encharcada.





A finalizar este primeiro dia, uma passeata nocturna que acabou por ser breve pois a aragem mesmo no Alentejo nesta altura do ano, com a temperatura que estava não convidava nada para passeios e o dia seguinte prometia, pelo que o "ninho" acabou por ser a melhor opção.


O segundo dia deste périplo pelo Alentejo, reservava-nos a passagem pelo Parque Natural da Serra de São Mamede e Serra da Estrela.

Não foi fácil deixar o quentinho do "ninho" para enfrentar a aragem gélida da rua, onde raio se tinha metido o calor destas terras. Antes de abalar ainda percorremos algumas artérias da vila, com destaque para o centro da simpática Vila de Arraiolos.




Antes de nos fazermos à estrada, um último olhar sobre as muralhas da vila.


Seguimos em direcção a Estremoz, Arronches, bonitas paisagens verdejantes encantaram-nos os olhos.



No Parque Natural da Serra de São Mamede, pelo qual ainda não nos tinhamos embrenhado, podemos apreciar bonitas paisagens, gente simpática, muita ruralidade e sobretudo o sossego de um passeio por locais um pouco esquecidos infelizmente mas por onde vale a pena fazer umas passeatas com tempo e sem pressas.




Continuámos por Marvão, Castelo de Vide em direcção ao Menir da Meada. Este Menir foi um dos pontos de passagem do Lés-a-Lés de 2009, tem 7 metros de altitude e 1,25 mt de diâmetro, um dos marcos importantes da nossa pré-história.



Avistámos uma das aves mais importantes do parque o Tartanhão-Caçador.



Entretanto a barriguinha dava horas e fizemos um almoço "volante" em Nisa, pois os dias são pequenos nesta época do ano e há que aproveitá-los.


Tínhamos mesmo de deixar o Alentejo e entrar na Beira Baixa em Vila Velha de Ródão, atravessando o Tejo.



Continuámos por algum tempo na nacional nº 18, onde podemos encontrar situações bastante pitorescas como esta.


Ainda faltava passar no último objectivo desta viagem que era a Serra da Estrela, será que se podia passar? Sim, embora a promessa era de a todo o momento a neve surpreender quem se atrevesse a passar pela Torre. Foi sempre a andar com umas fotos aqui e ali, quando o nevoeiro deixava. Estava como sempre bonita e encantadora.



Por fim, antes do regresso a casa, paragem no Sabugueiro para umas comprinhas de produtos regionais.

Já agora para quem há algum tempo não vai à Serra da Estrela, a estrada que liga Seia até à Torre está reconstruída e segura, como manda a lei dos rails.

E pronto assim foi esta espectacular voltinha pelo Alentejo a finalizar 2009, não como estava previsto de moto mas ainda assim interessante.

Mais fotos...

Publicado em Novembro/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário