Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sábado, 17 de outubro de 2009

Passeio ao Convento de Alpendurada e Douro Vinhateiro

  
Cerca de quarenta sócios e amigos do Mototurismo do Centro, desfrutaram de um fantástico fim-de-semana pela Serra da Gralheira e Douro Vinhateiro, onde acima de tudo reinou a boa disposição e amizade, fazendo deste passeio algo a relembrar no futuro, com a nostalgia que os bons momentos da vida nos proporcionam.


Bem cedo começaram a chegar os convivas à sede do MTC, para depois das sempre imprescindíveis recomendações do presidente José Valença, se fazerem à estrada, juntando-se à caravana à saída da A1 em Estarreja, o António Costa e a Emília.



Depois de passar bem no centro de Vale de Cambra, Algeriz, Aldeia, Carvoeiro, Paço Cavada e Santa Eulália, o destino era Arouca para uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra do soberbo Mosteiro de Santa Maria ou Convento de Arouca. Lá encontramos um património rico de história, que retrata a vida monástica desde há vários séculos, até aos nossos dias. 




A próxima paragem era na Senhora da Mó, de onde se pôde avistar Arouca e toda uma paisagem envolvente em torno do monte onde se situa a Capela, que guarda a história de um milagre que terá acontecido em 1027. Com as motos alinhadas e todos prontos para o passarinho, lá saiu a foto deste fantástico e divertido grupo de amigos. O presidente da câmara de Arouca, presente no local, veio desejar-nos boa viagem.



Motores a trabalhar e já com uma temperatura mais agradável de um dia cheio de sol e com as barriguinhas a reclamar alimento, lá seguimos para Alvarenga, para degustar o bom Bife à Alvarenga, depois de uma espectacular Vitela no Forno, na Casa dos Bifes O Caetano. O convívio estava cada vez melhor, preparando uma tarde e noite memoráveis. O primeiro sorteio de uma senha de gasolina oferecida pela Alves Bandeira, coube ao sócio José Santos.





Depois deste lauto repasto, nada melhor que mais uma sessãozinha de curvas como digestivo a caminho do Douro, passando por Vila Chã, Carvalhais, Vila Viçosa e Castelo com paragem na Ponte de Entre-os-Rios, junto ao Monumento dos Mártires da queda da ponte, lembrando aqueles que foram vítimas do trágico acidente de viação que enlutou a região e o país.




Já na margem norte do rio Douro e uns quilómetros mais adiante, depois de passar por Torrão, dava entrada a longa caravana no Hotel Palácio Convento de Alpendurada, monumento histórico bem preservado, com excelente vista sobre o Douro, onde foi muito bem instalada a comitiva do MTC, nos quartos que outrora albergavam as freiras deste Convento Beneditino do Séc XI.




Já instalados, foi tempo de usufruir da piscina romana, da sauna e do banho turco. Grande galhofa e brincadeiras na piscina, com direito a aula de hidro-ginástica, dirigida pelo sempre animado e irreverente Jorge Xuxuline Andrade.



A noite estava agora a começar e nada melhor do que para aperitivo, um concerto de piano pelo nosso sócio Rui Mota, que nem a desafinação do instrumento, devido à idade, conseguiu trocar as notas de música, dos vários temas apresentados.



O jantar seria servido na sala Moço Árabe, onde após um Creme de Alho Francês, foi servido Bacalhau com Natas, com um bocadinho de forno a mais, terminando com a sobremesa e o cafezinho da praxe e mais um sorteio de uma senha de gasolina, tendo a sorte ditado que seria a Maria João a sortuda da noite.





Estamos no mês do Halloween e nada melhor do que trazer à animação da noite algo alusivo ao tema, num local apropriado, para surpresa dos presentes. A Grande Queimada das Bruxas, com o seu respôncio e uma boa coreografia, com actores de circunstância à mistura, proporcionaram bons hilariantes momentos, antes da prova da queimada, feita como manda o figurino.




A Susana Susie Ferreira comemorava mais um anito de vida e ninguém se negou a uma tacinha de champanhe e a cantar os parabéns, com mais animação e boa disposição.



A festa ainda tinha pernas para andar ou bailar, pelo que em grande forma os bailarinos mostraram os seus dotes de dança ou simplesmente iam trocando os pés com mais umas pisadelas aqui e ali e muita galhofa. Que grande noite. A festa prolongar-se-ia até boas horas, terminando da melhor forma este primeiro dia, em excelente companhia.


O day-after não é fácil, que o digam alguns foliões da noite anterior, para quem levantar foi um sacrifício, compensado pelo excelente ambiente que bem cedo começou a marcar o segundo dia. Após o pequeno-almoço ainda tempo para conhecer um pouco mais do convento e a história que ele encerra, apreciando a bela paisagem sobre o Douro.




     
Seguindo a margem norte do rio, foi-se apreciando as belas paisagens vinhateiras, por S.Lourenço do Douro, Agrela, Sameiro, Piares, Carrapatelo, Paços de Gaiolo, Eiriz Portela do Gove, Gaia, Enxames e Tormes, a caminho da Fundação Eça de Queirós, que devido ao adiantado da hora, optou-se por fazer numa próxima oportunidade, uma visita com tempo: Ainda assim pôde-se apreciar não só o espaço envolvente, como a bonita paisagem que se pode avistar daquele local.





O passeio continuou a deambular pelas encostas vinhateiras, com a sua excelente tonalidade outonal nas folhas, que nesta altura do ano ficam com uma visão única e bela, por Queixomil, Passos, Rendufe, Ponte de S.Martinho, Molães, Angorez e Folgosa. Já perto da Régua, uma longa caravana em passeio de automóveis antigos cruzar-se-ia connosco, com modelos a fazer lembrar outros tempos, muito bem reconstruídos e troca entusiástica de cumprimentos.



Estamos no Douro e impõe-se provar o famoso néctar, pelo que um copinho de Porto para aperitivo veio mesmo a calhar e mais dois dedos de conversa.


    
O passeio continuaria por Távora, Paradela até à Vila de Sendim, onde o restaurante Adega Tipica A Tarraxa nos aguardava para um substancial almoço, é que estes passeios de moto dão cá uma fome…
Logo a abrir as hostilidades uma Tábua de Enchidos, depois uma Canja de Vitela, antes dum valente Ensopado de Javali e Picanha de Vitela Grelhada.




A finalizar saborosas sobremesas, cafezinho, cigarrinho, boa disposição e por fim o último sorteio de mais uma senha de gasolina, a calhar ao sócio Rui Ramos. Havia ainda um prémio para quem acertasse no número de curvas entre a saída do IC2 em Oliveira de Azemeís para a N224 na direcção de Arouca até ao almoço que estava prestes a terminar mas ninguém conseguiu contá-las, pois eram mais que muitas e o prémio acabou por reverter a favor do clube.


As despedidas seriam nas bombas de gasolina próximo da Barragem da Aguieira, depois de se ter passado por Arcozelo da Torre, Vila Nova de Paiva e Outeiro da Fraga.

  
Este fim-de-semana teve todos os ingredientes necessários para o tornar bem sucedido, fruto de uma boa organização, com tudo a correr pelo melhor, excelente grupo de gente sempre animada e bem disposta, que fizeram deste passeio, um grande convívio, estando todos de parabéns pelo sucesso do mesmo.

Mais fotos...


Publicado em 02/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário