Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 8 de março de 2009

Por terras de Trás-os-Montes e Alto Douro-MTC


O Mototurismo do Centro, conjuntamente com o Moto Clube Concelho de Alijó, proporcionaram um excelente fim-de-semana, a todos quantos participaram neste convívio, que levou a visitar e conhecer ainda melhor a bonita região de Alijó e observar as amendoeiras em flor, bem como parte da Região do Alto Douro Vinhateiro, numa altura em que se prepara para mais um ano e se espera seja um bom vintage.

Depois do encontro dos sócios de Coimbra com os de Águeda e Viseu, em plena A24, a primeira paragem seria em Peso da Régua para um substancial pequeno-almoço, no restaurante “A Tendinha”, onde seria sorteada mais uma senha de gasolina, oferta da empresa Alves Bandeira, que ditou a sorte, para os lados da família Serralha.


Barriguinhas atestadas e novo encontro com os amigos do Moto Clube Concelho de Alijó e Motocruzeiro de Bragança, que nos aguardavam, para um passeio pelas tão aguardadas amendoeiras em flor, com paragem bem no centro de Sanfins do Douro para um Moscatel de Honra em frente da estátua do Fundador da Cidade de São Paulo-ilustre Missionário Padre Manuel da Nóbrega, oferta da Junta de Freguesia local. De seguida viria o almoço bem no alto,  no restaurante do miradouro, onde se situa o Santuário de Nª Srª da Piedade, com excelente vista panorâmica.


Após o repasto, veio a foto de família, para de seguida se dar o início ao passeio da tarde, que levou uma longa caravana de motos a percorrer diversas aldeias da região com paragem para observar, a partir do miradouro de Santa Catarina junto a Franzilhal, o rio Tua. À passagem por Amieiro, foi possível ver parte da linha do Tua, que vai ficar submersa pela barragem.


Nova paragem, agora em São Mamede de Ribatua, Terra da Laranja, para saborear não só as boas laranjas, como o Porto de Honra, oferecido pela Junta de Freguesia, como sempre com a boa disposição que reinou durante todo o fim-de-semana.



Esta tarde bem passada por terras do famoso e saboroso Moscatel, ficaria ainda marcada pela excelente visita à Enoteca “Quinta da Avessada”, em Favaios, Capital do Moscatel, onde se pôde aprender como é a azáfama da preparação do generoso vinho e saboreá-lo em pleno produtor, terminando assim este dia bem recheado de belas paisagens, visitas, provas, numa região que é património mundial.


Após toda a gente se encontrar já bem instalada na nova e excelente Pousada de Juventude, em Alijó, veio o jantar na Quinta da Seixeda, com direito à celebração surpresa do aniversário do amigo Francisco Vara, presidente do Motocruzeiro. Seguiram-se os discursos, agradecimentos e troca de lembranças entre os clubes e entrega de lembranças a todos os presentes por parte da Câmara Municipal de Alijó.



A noite prolongar-se-ia pela noite adentro, inicialmente pelos bares da cidade e depois com uma sessão de fados, pela excelente voz do amigo Sérgio Coelho, acompanhada pela sua guitarra.
  



O Domingo, banhado pelo esplendoroso sol e óptima temperatura primaveril, que já nos acompanhava do dia anterior, levou-nos até ao miradouro do Castedo, para breve paragem e depois já com vista privilegiada sobre o rio Douro, no miradouro de Casal de Loivos, observar a soberba paisagem e mais uma foto deste fantástico grupo.
O passeio depois de serpentear por estradas bem integradas na zona vinhateira do Alto Douro, terminaria na praia do Pinhão, onde após um bom Porto, seguiu-se para as instalações dos Bombeiros Voluntários locais, para almoçar uma boa feijoada de tripas, à moda do Pinhão. Como sempre as despedidas não são fáceis, sobretudo depois de dois dias bem passados, entre bons amigos, onde os momentos vividos, se irão perpetuar na memória de todos, tendo ficado a promessa de um novo encontro brevemente.




De volta a casa, paragem ainda na Adega Típica “A Tarraxa” em Vila de Sendim, para degustar uma boa tábua de enchidos e queijos, antes da etapa final. Por fim cansados mas felizes, por tudo ter corrido pelo melhor e pelo excelente convívio, na companhia de bons amigos, por terras de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Mais fotos...


Publicado em Novembro/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário