Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

domingo, 19 de outubro de 2008

Passeio pelo Alto-Douro Vinhateiro


Nesta época do ano a região do Alto Douro Vinhateiro, fica particularmente bonita com paisagens de Outono vincadas pela diversidade de cores das vinhas.


Sendo um passeio já há algum tempo pensado, fizemo-nos os três à estrada, depois do último fim-de-semana bem movimentado por terras do grande lago do Alqueva e com o excelente dia de Domingo passado a puxar para uma passeata mais calma.


Começámos por passar em São Pedro do Sul, Castro Daire e Lamego, cruzando-nos com algumas motos, que infelizmente seriam as únicas em cerca de 300 kms percorridos, mais uma vez um sacrilégio para os que vivem a norte da Europa.


Entre Lamego e a Régua serpenteámos pelas vinhas que nos iam dando as boas-vindas para as excelentes paisagens vinhateiras que nos aguardavam a caminho de Galafura para o merecido almoço.




Depois do aperitivo em Galafura, aldeia imortalizada por um programa de rádio da Antena 3, dirigimo-nos ao Restaurante S.Leonardo, pois tinha ouvido falar que se comia bem, com bom serviço e situava-se junto ao soberbo miradouro que lhe dá o nome e donde se tem um raio de visibilidade para o Douro e as suas encostas fabuloso, para além das vistas a partir do interior do restaurante. Das especialidades da casa, o Bacalhau à S.Leonardo e o Cabrito Assado, escolhemos a primeira, bem servida e muito bem confeccionada, com vinho da região branco e sobremesas da casa. Bom preço atendendo ao serviço e localização. A melhor descrição do local foi dada por Miguel Torga nos seus diários.






Depois do excelente almoço o digestivo foi do melhor, o "road-book" do GPS indicava um trajecto que ir-nos-ia levar por caminhos secundários bem no meio das vinhas, serpenteando pelas encostas a caminho da barragem de Bagaúste para passar para a margem sul do Douro, mirando todo o esplendor daquele cenário a 20 e 30 kms/h.





A despedida seria dada pelos turistas do cruzeiro no Douro que passava, seguindo depois por Armamar, Murganheira, Tarouca, Vila Nova de Paiva e Viseu.



Este excelente dia acabaria com mais uma vitória do 46, visualizada através da gravação do GP da Malásia, grande Rossi. 


Publicado em Outubro/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário