Find Us On Facebook

Página inicial: Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Pela Barragem de Vilar, a apreciar os Passadiços do Távora - Recordando:Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 28 de julho de 2006

25ª Concentração M.C.de Faro

Aquela que é a maior Concentração de Motos do Mundo organizada por um moto clube, atingiu os 25 anos e o Moto Clube de Faro preparou uma grande e espectacular reunião de motociclistas oriundos dos mais diversos pontos do país e além fronteiras. O impressionante número estimado de 45 mil, foram quantos terão estado por estes dias no Vale das Almas.


Os participantes naquela que é a mãe de todas as concentrações em território nacional e a maior da Europa, há 25 anos atrás, não eram mais de duas centenas os amigos que participaram na 1ª concentração de motos organizada pelo Moto Clube de Faro. Quando por lá estive a primeira vez em 1988, não chegaram aos mil inscritos.

As Bodas de Prata ficaram assim marcadas por uma participação massiva e nós também por lá andámos nesta grande festa, excelentemente bem organizada.

O ambiente que se vive cá fora, quando se chega ao recinto da concentração junto à recepção, dá-nos as boas-vindas e antevê a grandiosidade deste convívio.



Fomos na sexta-feira. Desta vez não acampámos, embora se viva ainda mais intensamente o convivio, pernoitando dessa forma dentro do recinto da concentração. Começámos pela zona da feira, aberta ao público em geral, onde há de tudo e para todos os gostos, estando ou não ligado ao motociclismo ou aos motociclistas. O ambiente que se vive é único, sendo um ponto de passagem obrigatório. 



A zona de campismo estava "à pinha". Motos e tendas confundiam-se, muitas delas nem sequer saíram do recinto, também nem era preciso, o Moto Clube de Faro tinha transporte para a cidade e a Praia de Faro nem é longe, muito bom para umas passeatas a pé.




Entre a zona de campismo e a área de espectáculos, havia uma passagem muito fresca, que se agradece por estes dias, por norma bem quentes.


A Custom Farm é uma zona bem ao estilo americano, onde se encontram boas personalizações de motos e outros adereços.



Para além das refeições servidas aos inscritos, não faltam alternativas espalhadas pelo recinto.



Não falta animação a toda a hora e de repente podemos ser surpreendidos pela boa disposição dos animadores que deambulam pelo recinto.


O "Oásis" é um dos locais mais carismáticos da concentração e onde se assiste a boa música num ambiente mais "Tá-se bem".



  A circulação de motos é constante e por vezes não é fácil de controlar o "trânsito" à hora de ponta.





Na tenda principal são vários os espectáculos que ocorrem, alguns deles reservados à arte de bem pintar.



No palco principal passaram os "Transfer" e depois os muito aguardados "Alan Parsons Live Project" que deram um grande espectáculo musical. Uma banda que muito admiramos e que marcou o final da década de 70 e anos 80. Pelo meio os "shows surpresa" de excelente qualidade, onde a sensualidade marca pela diferença.




Os "Iris" acompanhados de orquestra, fecharam da melhor maneira esta grande noite.



No sábado de manhã em Faro, o "Carrossel Moto" da GNR, dava um espectáculo de acrobacias. É impressionante o que se consegue fazer, de uma forma bem coordenada, em cima de motos que não são propriamente fáceis de manobrar naquelas condições mas nas mãos destes homens parecem brinquedos. Como a noite foi longa, chegámos apenas no final mas já tivemos a oportunidade de assistir a este excelente espectáculo e é sempre um prazer revê-lo. As motos estavam por todo o lado na cidade de Faro, com as esplanadas cheias de gente e muito animação.



Muitos foram os amigos com quem estivemos e nos fomos cruzando.




De volta à concentração, o ambiente estava ao rubro. Algumas naturais e espontâneas excentricidades a animar a tenda principal. Depois seguimos para o Bike-Show.



O Bike-Show fazia 15 anos, durante os quais muitas foram as excelentes personalizações de motos que por lá passaram, das mais diversas categorias vindas também de além fronteiras. Um espectáculo dentro de outro grandioso que é a Concentração de Faro.










O Góis Moto Clube também esteve presente, dando a conhecer o que seria a sua concentração no mês seguinte.


Um dos pontos altos e muito aguardado é o concurso "Miss Faro". O calor que se fazia sentir puxava bem as meninas para ir a banhos e a assistência não se fazia rogada a ajudar.



As noites em Faro não são fáceis e nada melhor do que descansar, beber água para ajudar à cura e preparar mais uma noite que prometia.



Entretanto muita cavaqueira e em boa companhia, antes da janta.


Antes de se entrar nos espectáculos de palco, pelo recinto vão acontecendo espectáculos de rua muito bem coreografados, criando um ambiente de mistério, energia e côr.






A noite de sábado contou uma vez mais com grandes espectáculos de palco. A abrir a "Big Band" com música clássica, seguida dos míticos "Deep Purple" e a encerrar os nossos grandes "Xutos e Pontapés", perante um recinto completamente cheio. Nos intervalos os sempre espectaculares strips.






No domingo o tradicional desfile levou uma vez mais milhares de motociclistas ao centro de Faro. A população acorre em massa para assistir e acenar à longa caravana que passa.










Uma boa sombra veio mesmo a calhar, enquanto se aguardava pelo almoço e pela cerimónia de encerramento da concentração.




Era hora de partir, despedir dos amigos que partilharam connosco estes excelentes dias bem passados neste convívio e fazer-mo-nos à estrada. Uma situação curiosa, tal é a dimensão da concentração, foi que só nos encontrámos com uns amigos do Clube Motard de Chaves no regresso a casa e tinham estado desde quinta-feira na concentração.


Resta dar os parabéns ao Moto Clube de Faro não só por estes 25 anos na organização da sua concentração mas também pelo espírito que sempre souberam manter ao longo de todos estes anos. Agradecer ainda os momentos únicos de convívio e amizade que nos tem proporcionado e desejar os maiores sucessos ao clube, à concentração e a todas as iniciativas que venham a promover em prol do motociclismo.

Mais fotos...

Fotos: A.Costa, Albano, Osvaldo e Fernando

Publicado em 10/12/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário